terça-feira, 2 de junho de 2015

Carregue apenas 10% do seu peso



As dores nas costas são comuns para os estudantes que carregam mochilas com muito material escolar e para toda mulher com bolsas pesadas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% das pessoas têm ou terão esse problema ao longo da vida.

O ortopedista Olavo Letaif explica que se um indivíduo acha ou sente que está suportando uma carga acima do limite, já é sinal de que a dor nas costas pode estar chegando. Existe uma regra e ela é direta: um ser humano deve carregar até 10% do peso que possui. O ideal, ainda, é distribuir o peso, mas atenção: Letaif alerta que mochilas usadas na região da coluna lombar (na altura do abdômen podem causar danos sérios.

Alexandre Fogaça, outro ortopedista, elenca os principais sinais de alerta da dor nas costas: a que dura mais de três meses; ocorrida após um trauma; a que atrapalha o sono; a seguida de febre, perda de peso ou alteração da força e da sensibilidade nos braços e pernas; e a que acomete crianças ou idosos. De todas as dores, entretanto, a maioria é benigna e passa em poucas semanas.

Os principais fatores para desconforto na coluna são: predisposição genética, má postura, falta de atividade física, excesso de peso, trabalhar com trepidação (como motoristas de ônibus) e problemas psicológicos como estresse e mau relacionamento na empresa ou em casa. Com o tempo, as dores podem se transformar em: desgaste da coluna, quebra de vértebras, escoliose (desvio para o lado) ou cifose (desvio para frente).

Para dormir, de acordo com Fogaça, o colchão não deve ser muito duro nem muito mole. E o melhor jeito de deitar é de lado ou de barriga para cima.

Fonte: G1
Imagem: Reprodução da Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário