segunda-feira, 16 de março de 2015

Como se organizar para o Enem?

Em um calendário veja o que estudar a cada mês até a data do exame

Estamos em março e, se você ainda não estebeleceu horários de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a hora é essa. Não dá para deixar os conteúdos acumularem e é preciso exercitar o conhecimento.



O segredo para se dar bem na prova, segundo o supervisor de Ensino Médio Sérgio Ribeiro, é estudar em casa as matérias dadas no mesmo dia em sala de aula. “Isso ajuda a fixar melhor o conteúdo. Se o estudante teve seis aulas pela manhã, por exemplo, deve estudar essas mesmas disciplinas no contraturno”, afirmou. Vale também montar um cronograma de estudo de segunda à sexta e usar os sábados para revisar os assuntos trabalhados na semana.

Especialistas no assunto não consideram que passar a noite em claro estudando seja aconselhável. “O estudante deve sentir seu ritmo. Alguns conseguem estudar três matérias de uma vez só. Outros precisam de intervalos entre cada bloco. Não adianta fazer longas jornadas fora do seu ritmo”, explicou Sérgio. O melhor é estudar até por volta das 19 horas e, depois, aproveitar para ler jornais ou revistas. Importante ainda é dormir bem.
Vamos para a organização mês a mês:

Março: Organize o quanto antes sua rotina de estudos. Define um local onde se sinta confortável e focado para estudar todos os dias. Separe o que é preciso ser estudado em seis blocos de 50 minutos e estude diariamente todas as matérias que foram dadas no colégio no dia.

Abril: Além de continuar estudando os conteúdos dados na escola no dia, é um bom momento para, pelo menos uma vez por semana, praticar a escrita de redações. Não se esqueça de acompanhar os noticiários, para manter-se atualizado no que acontece no Brasil e no Mundo.

Maio: As inscrições do Enem costumam começar nessa época, portanto atente-se ao cronograma. Providencie documentos como RG e CPF caso ainda não os tenha. Invista em realizar provas antigas do Enem, para começar a entender como o exame costuma ser.

Junho: Leia o edital do exame na íntegra, atento aos detalhes e às particularidades. Corra atrás de simulados e demais testes voltados para o Enem.

Julho: É período de férias. Descanse, porém não se esqueça de manter uma rotina de estudos. Quando for a hora de retornar às aulas, será necessário ainda mais doação aos livros de sua parte.

Agosto: Procure assistir filmes que podem ajudar a compreender os assuntos que as provas normalmente abordam. Relembre os conteúdos mais antigos, estudados no primeiro semestre. Dê ainda mais atenção, nesta fase, às disciplinas mais ligadas ao curso que você escolheu.

Setembro: Aqui, com um maior ritmo de leitura de jornais e revistas, você estará mais preparado para a redação. Passe a se atentar para o tempo que é dedicado a cada questão. Não prejudique os últimos itens, dando menos atenção a eles por restar pouco tempo para o fim da prova.

Outubro: Confira se os documentos necessários para realizar a prova estão em mãos. Dê prioridade para as revisões, com questões de provas anteriores e de exercícios que os professores recomendaram.

Nos dias mais próximos ao Enem revise conteúdos, mas descanse, com atividades que lhe sejam agradáveis.

Fonte: Diário de Pernambuco.
Imagem: Reprodução da Internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário