segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Além da UnB, outras 13 universidades brasileiras promovem Avaliação Seriada

Milhares de estudantes farão a 1ª e 2ª etapa do Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS/UnB) neste fim de semana. Como no PAS da UnB, algumas instituições reservam parte das vagas para os estudantes que optarem por essa modalidade de provas.

O método de avaliação seriada é maneira simplificada de passar do Ensino Médio para o Superior. A inscrição e a avaliação começa ainda no 1° ano do ensino médio e se repete nos anos seguintes. Ao final de cada ano (1°, 2° e 3°) o aluno realiza uma prova, no entanto a opção pelo curso só ocorre no último ano escolar.



A Avaliação Seriada é um processo seletivo menos tenso porque exige o que foi aprendido naquele ano, ao contrário do Vestibular Tradicional que exige o que foi assimilado nos três anos de ensino médio. Apenas em algumas instituições o sistema é cumulativo (ao final do 2º ano, conteúdos de 1º e 2º anos, e ao final do 3º o conteúdo dos três anos, como no vestibular).

Depois da realização das três provas é feita uma média com os resultados de cada ano e as vagas são preenchidas de acordo com a pontuação dos candidatos. Há um limite de vagas, o número é determinado pela instituição, em geral no edital de abertura das inscrições da terceira etapa. A maioria das instituições que oferecem esse tipo de avaliação permite que o candidato realize também, no último ano, o vestibular tradicional, sendo válido o melhor desempenho.

Vantagens
Realizar o vestibular de maneira seriada concede aos candidatos alguns benefícios, por exemplo, se o aluno for mal na 1ª etapa ainda tem chance de se recuperar nas outras duas. A prova do sistema seriado mede o conhecimento do estudante aos poucos, de forma gradual e progressiva, isto permite que o aluno acompanhe sua evolução a cada ano, corrija as falhas, redirecione os estudos e defina suas aptidões.
Principais universidades que realizam a Avaliação Seriada
– Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

– Universidade de Pernambuco (UPE)

– Universidade Federal de Roraima (UFRR)

– Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

– Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

– Universidade de Brasília (UnB)

– Universidade de Uberaba (Uniube)

– Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

– Fundação Armando Álvares Penteado (Faap – SP)

– Universidade Estadual de Goiás (UEG)

– Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

– Universidade Estadual de Maringá (UEM)

– Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro)

– Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)

UEA
O Sistema de Ingresso Seriado (SIS) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) tem o objetivo de preencher 40% das vagas oferecidas em todos os cursos da instituição. Os estudantes que desejam se candidatar a esse sistema precisam ter cursado todo o Ensino Médio em estabelecimentos de ensino do Estado do Amazonas (público ou privado), além de não de possuir curso superior.

UPE
Metade das vagas disponibilizadas em cada curso da instituição são destinadas ao Sistema Seriado de Avaliação (SSA). O aluno inscrito nesse método avaliativo que for reprovado em sua escola estará automaticamente excluído do SSA, podendo se inscrever novamente no ano seguinte.

UFRR
A quantidade de vagas a ser destinada ao Processo Seletivo Seriado da UFRR é definida pelo edital de abertura das inscrições em cada ano. O conteúdo das provas no último ano é cumulativo, isto é, na terceira etapa os candidatos realizam uma prova semelhante à do vestibular com conteúdos dos três anos do ensino médio.

UFJF
Através do Processo de Ingresso Seletivo Misto (PISM), a Universidade Federal de Juiz de Fora oferece 30% das vagas no primeiro semestre de cada ano. As provas nas três etapas do processo acontece em três dias, sendo o primeiro dia com 40 questões objetivas e o segundo e terceiro dia com questões objetivas, a quantidade de questões varia conforme a etapa.

UFVJM
Os estudantes que optarem por participar da Seleção Seriada (SASI) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) terão reservadas 50% das vagas ofertadas pela instituição no primeiro semestre de cada ano. A instituição utiliza o sistema de cotas para candidatos que comprovarem carência financeira, sendo reservado a eles metade das vagas do SASI.

UnB
Chamado de PAS – Programa de Avaliação Seriada –, o exame realizado na Universidade de Brasília é um dos mais concorridos do país. Isso porque a UnB oferece 50% das vagas de todos os seus cursos de graduação para o PAS, no primeiro semestre de cada ano letivo. E ainda, o aluno que estiver inscrito no PAS pode participar também do vestibular tradicional ao final do 3º ano.

Uniube
O Programa de Ingresso por Avaliação Seriada (PIAS) oferece vagas em todos os cursos de graduação da instituição, no entanto a quantidade a ser destinada é definida pelo edital de abertura da terceira etapa do processo. A Uniube permite aos candidatos, que não se inscreverem na primeira série do ensino médio, realizar as duas primeiras etapas no mesmo ano. As provas contam com 60 questões objetivas e uma redação.

Faap – SP
A Fundação Armando Álvares Penteado de São Paulo realiza o PSS – Processo Seletivo Seriado – no intuito de evitar o excesso de matéria na prova do vestibular. A vantagem do PSS da Faap é que oferece o maior número de vagas para os cursos de graduação da instituição pelo sistema seriado.

Unimontes
O PAES - Programa de Avaliação Seriada para o Ensino Superior – da Unimontes foi implantado em 1998. No programa, classifica-se quem obtiver no mínimo 30 % dos pontos das três etapas e o aluno que participa do programa também pode participar do vestibular tradicional ao final do ensino médio (assim como na UnB). O candidato inscrito no PAES que for reprovado em um dos anos do Ensino Médio é excluído do programa.

UEG
O Sistema de Avaliação Seriada (SAS) da UEG oferece 20% das vagas nos cursos de graduação para os candidatos que realizarem as três etapas do processo. A instituição permite que o aluno reprove apenas uma vez, podendo se inscrever no grupo subsequente. No entanto, caso o candidato reprove mais de uma vez durante o ensino médio ficará eliminado do SAS.

UEPG
Ao final do Processo Seletivo Seriado (PSS) realizado pela Estadual de Ponta Grossa, a média obtida no Enem também é considerada. Sendo assim, a classificação final do candidato depende da média obtida nas três etapas do PSS somada ao percentual de acertos nas questões objetivas das provas do Enem. A instituição reserva 25% das oportunidades de ingresso para os candidatos inscritos na modalidade de avaliação seriada.

UEM
Desde 2011 a UEM destina 20% das vagas anuais ofertadas aos cursos de graduação da instituição para os candidatos selecionados pelo Processo de Avaliação Seriada (PAS). Os inscritos nessa modalidade de exame respondem a 40 questões objetivas com alternativas múltiplas e uma redação. Metade das questões objetivas são elaboradas na perspectiva interdisciplinar.

Unicentro
O Programa de Avaliação Continuada da Unicentro oferece 20% das vagas do primeiro semestre de cada ano. Os candidatos realizam durante o ensino médio provas com 50 questões cada, além da elaboração de redação.

Mackenzie
O Programa de Vestibular Seriado realizado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie oferece vagas em todos os cursos da instituição. As vagas disponibilizadas é definida a cada ano e divulgada no edital de cada processo seletivo. Para pleitear uma das vagas através da avaliação seriada, o candidato deve ter participado das três fases de maneira consecutiva e obter aprovação no três anos do ensino médio.

Via Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário