quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Dia Internacional da Filosofia – Lançamento: Filosofia do Hoje

Hoje, 20 de novembro, além do Dia Nacional da Consciência Negra, comemoramos o Dia Internacional da Filosofia.

Nesta ocasião, lançamos aqui o nosso novo livro: Filosofia do Hoje, de Sormany Fernandes, um dos mais conceituados professores do DF. Confira abaixo a apresentação e um trecho do livro.

A todos os professores de Filosofia, um ótimo dia e o nosso obrigado por formarem cidadãos conscientes e fazerem da sala de aula um espaço para reflexão pessoal e social.

Filosofia do Hoje

Escrito pelo experiente professor Sormany Fernandes, o livro explica a Filosofia com base nas problemáticas atuais. Mais do que ensinar a história dessa ciência, Filosofia do Hoje traz para o aluno de ensino médio a experiência de refletir sobre si mesmo, sobre o lugar onde mora e sobre o que ele vive atualmente. "Para entender você. Para entender o mundo. Para entender o que é entender".

Leia um trecho do livro sobre o Mito para a Filosofia:

Desde os primórdios da humanidade o ser humano, após se tornar sapiens, sempre se inquietou com os acontecimentos ao seu redor, querendo, quase que naturalmente, saber as origens desses acontecimentos. Isso é algo que parece fazer parte do ser humano e nós podemos perceber com muita facilidade nas crianças com o seu mundo coberto de porquês.

Essa necessidade de saber o que ocorre, de entender os acontecimentos e explicá-los, fez com que o homem buscasse respostas conforme o seu grau de conhecimento e entendimento. Primeiramente as explicações se ancoraram no mito que é uma forma primitiva de se explicar a realidade que se encontra elaborada de forma simples ou complexa, explicando a origem dos fatos por intermédio das ações mágicas, sobrenaturais e heroicas.

Essa forma rica e fantasiosa de se explicar, de maneira simples a realidade vivida, não pode ser considerada uma mentira e sim, uma outra maneira de se interpretar os acontecimentos. Essa verdade mitológica e captada pela intuição humana e é percebida de maneira espontânea sem a exigência de comprovação racional, pois o critério de aceitação do mito é a fé e a crença.

Devemos nos lembrar que embora os gregos tenham iniciado a passagem do mito para a razão, essa transição não se completou em nenhuma sociedade humana o que nos leva a afirmar que o mito está presente em todas as civilizações planetárias e em todas as épocas da história.



Nenhum comentário:

Postar um comentário