quinta-feira, 2 de outubro de 2014

10 dicas para uma reunião de professores bem-sucedida

Uma reunião de professores bem planejada é a melhor maneira de discutir o que precisa melhorar em benefício dos alunos e da própria escola



Não existe maneira de manter os métodos utilizados no século 20 para ensinar as crianças do século 21. É preciso acompanhar as diferentes maneiras de pensar e aprender dos alunos que se tornam cada vez mais autônomos devido à quantidade de informação que recebem na internet. E não existe momento melhor para discutir o que precisa ser adaptado do que nas reuniões de professores?






As reuniões são um momento precioso para o aprendizado, já que os professores tem a chance de discutir sobre alunos que precisam de uma atenção especial e até mesmo melhorar o relacionamento com os colegas de trabalho. Esses encontros devem ser planejados e diretos, mas também existe espaço para dinâmicas e atividades interativas que ajudem a alcançar os objetivos desejados pelo corpo docente.

Pensando nisso, a consultora educacional Julie Adams (autora do site Effective Teaching PDdesempenho profissional dos professores. Confira as dicas:

1. Estabeleça a ideia de que não existe espaço para a negatividade

Comentários e pensamentos negativos podem desanimar uma equipe inteira. Se existe alguma preocupação, tente conversar com os funcionários que podem encontrar uma solução antes da reunião.

2. Comece de maneira positiva

Peça para os professores compartilharem uma ou duas coisas positivas sobre os alunos – algum trabalho bem feito, uma nota máxima, qualquer coisa que os faça lembrar do objetivo de ser professor.

3. Utilize a experiência individual de cada professor

As experiências individuais de um professor podem ser de grande ajuda ao grupo. Cada educador pode compartilhar algo que melhorou o seu método de ensinar e, depois, os presentes podem discutir sobre qual foi a melhor sugestão e como ela pode ser aplicada nas salas de aula.

4. Estudo de blogs 

A internet é de grande ajuda na aprendizagem e isso não é novidade. Os professores podem ser separados em duplas para ler e discutir algum blog educacional e como o conteúdo pode ser passado para melhorar o desempenho dos alunos.

5. Seja objetivo

É importante sempre manter o foco no objetivo da reunião, e ser direto quanto ao que é esperado do corpo docente e dos próprios alunos.

6. Compartilhe informações sobre a neurociências das crianças

O cérebro infantil é fascinante e diferente do cérebro adulto. Peça aos professores para pesquisarem uma informação relevante sobre a neurociência infantil e coloque os lembretes no quadro de avisos.

7. Utilize o Twitter

O Twitter é uma maneira efetiva de promover um bom relacionamento entre os funcionários. É possível disponibilizar dez ou quinze minutos para os professores lerem artigos educacionais encontrados na rede social.

8. Elogie os alunos para os pais

Elogiar os alunos é uma forma de manter o positivismo dentro das salas de aulas. Se os pais receberem cartões escritos pelos professores, o ambiente escolar vai se tornar um lugar agradável, onde vale a pena estudar.

9. Utilize mídias para as reuniões

Os professores podem escolher vídeos de sites educacionais e discutir na reunião sobre como eles podem ser aplicados em sala. Ferramentas online ajudam a prender a atenção dos alunos.

10. Reflexão

Os melhores educadores são educadores reflexivos. Peça para os professores gravarem três minutos de uma de suas aulas e escolher um parceiro para ajudá-lo a analisar a forma de ensino. Eles podem discutir sobre qual era o objetivo da aula e o que o professor mudaria se pudesse ensiná-la novamente.

11. Pesquisa

Um educador precisa saber pesquisar. Desenvolva uma pergunta pertinente para que os professores pesquisem em casa e tragam artigos para respondê-la.




http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/2013/04/26/1019514/10-dicas-uma-reunio-professores-bem-sucedida.html

a

Nenhum comentário:

Postar um comentário