quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Grandes Biólogos e suas reflexões


Hoje, 3 de setembro, comemora-se o Dia do Biólogo. A Editora HTC parabeniza a todos os mestres que ensinam tão bem essa disciplina a favor da vida.

Nossa homenagem aos biólogos e professores de Biologia é um compilado de citações e ideias de 10 cientistas do mundo inteiro que contribuíram para Biologia e realizaram atos memoráveis em suas carreiras. Veja:




1. Alberto Magno
1206 – 1280
"A experimentação é o modo mais seguro de uma investigação"
Frade dominicano alemão e bispo, era a favor da pacificação entre religião e ciência. Contribuiu principalmente para a Botânica, estudou a reprodução e sexualidade das plantas, a diferença entre plantas vasculares e não-vasculares, entre outros temas.





2. Andreas Vesalius
1514 – 1564
“Nada mais útil podia eu fazer do que fornecer uma nova descrição da totalidade do corpo humano, cuja anatomia ninguém compreendia, uma vez que Galeno, apesar de seus extensos escritos, oferecia muito pouco sobre o assunto, e não vejo de que outra maneira eu poderia ter apresentado meus esforços aos alunos”
Médico belga considera o "pai da anatomia moderna", escreveu o atlas de anatomia Humani Corporis Fabrica (1543), com muitas ilustrações e dividido em sete partes: ossos, músculos, sistema circulatório, sistema nervoso, abdômen, corações e pulmões, cérebro.


3. Jean-Baptiste Lamarck
1744 – 1829
“A natureza não faz nada bruscamente”
Naturalista francês que criou a – hoje, desacreditada – Teoria dos Caracteres Adquiridos, mas que lançou as ideias pré-darwinistas sobre evolução. Ele foi quem, de fato, inaugurou o termo Biologia. Lamarck acreditava que a vida na Terra surgiu originalmente da matéria não viva, e então, ia se modificando ao longo de gerações até originar as formas de vida atuais.


4. Charles Darwin
1809 – 1882
“A seleção natural ó o mecanismo primordial da evolução”
Natualista britânico, Darwin ficou conhecido mundialmente pela Teoria da Evolução e sua obra A Origem das Espécies (1859). Para realizar a pesquisa que gerou a teoria, Darwin fez uma circunavegação entre os anos de 1831 e 1836. O local mais relevante para a pesquisa foi a Ilha de Galápagos, onde só haviam animais nativos daquele lugar. Lá, o pesquisador explorou o ambiente orgânico e inorgânico, fez uma reconstrução paleontológica e, depois de 22 anos, lançou sua teoria.


5. Gregor Mendel
1822 – 1884
"Se uma planta tem dois fatores diferentes para uma mesma característica, um deles se manifesta e o outro permanece oculto. O que se expressa é o dominante, e o que fica oculto é o recessivo"
Botânico austríaco, conhecido como o "Pai da Genética" após definir as Leis da Herediariedade ao observar o cruzamento de diferentes espécies de insetos e plantas, como o famoso estudo com ervilhas diferentes, que durou sete anos.



6. Louis Pasteur
1822 – 1895
"Um pouco de ciência nos afasta de Deus. Muito, nos aproxima"
Cientista francês que desenvolveu um método de esterilização de bebidas, como leite e vinho para matar as bactérias presentes que transmitem doenças, processo conhecido por pasteurização. Pasteur inventou a primeira vacina contra a raiva e foi um dos fundadores da microbiologia. Em 1888, criou o Instituto Pasteur, centro de pesquisa com sede na França e 100 unidades em diversos países.



7. Carlos Ribeiro Justiniano das Chagas
1878 - 1934
"Foi protagonista de um caso único na história da medicina: descobriu tudo a respeito de uma só enfermidade. Sabia a anatomia patológica, a epidemiologia, as formas clínicas, os meios de transmissão, a profilaxia e a sintomatologia do mal” Declaração de Carlos Chagas Filho sobre o pai.
Médico sanitarista brasileiro, cientista e bacteriologista. Descobriu o protozoário Trypanossoma cruzi e a tripanossomíase americana, conhecida como doença de Chagas. Foi o primeiro brasileiro a ter o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, em 1921. Teve quatro indicações ao Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia.


8. Rachel Carson
1907 – 1964
"Quanto mais podemos concentrar a nossa atenção nas maravilhas e realidades do universo sobre nós, menos gosto teremos pela destruição"
Bióloga e ecologista estadunidense, considerada uma das 20 pessoas mais influentes do século 20. Escreveu o livro "Primavera Silenciosa" (1962), obra que denunciava os teste descontrolados de pesticidas e inseticidas da época. Foi pioneira na conscientização ambiental, e, por causa de seu livro, o presidente John Kennedy criou a Agência Ambiental Americana em 1972.



9. Edward Osborne Wilson
1929 – hoje
"A maioria das ideias são meros devaneios que acabam cedendo lugar a um resíduo emocional. Um cientista de primeiro calibre pode esperar apreender e expressar apenas algumas durante a sua vida"
Biólogo norte-americano que trabalhou com cologia, evolução e sociobiologia. Por causa dele, deu-se a popularização do termo e a definição de Biodiversidade. Ganhador de dois Pulitzer é considerado uma das pessoas mais relevante da América.



10. Christiane Nusslein-Volhard
1942 – hoje
"Os genes são mais fortes do que algumas pessoas queriam que fossem, mas a cultura exerce também uma influência importante e extraordinária sobre nós"
Bióloga alemã, ganhou nobel de Medicina e Fisiologia com outros dois pesquisadores em 1995, por causa de suas pesquisas sobre a genética de controle embrionária de desenvolvimento.


Fontes:
Mergulho na Biologia, de David Valadão, publicado pela Editora HTC.

http://www.pucrs.br/
http://www1.folha.uol.com.br/
http://pt.wikipedia.org/
http://nossabio.blogspot.com.br/
http://www.infoescola.com/
http://www.rachelcarson.org/
http://www.mariaeugeniaamaral.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário