sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Dia do Teatro – Parabéns aos professores de Artes Cênicas

Hoje, 19 de setembro, comemora-se o Dia do Teatro. Damos os nossos parabéns especial aos que ensinam Artes Cênicas nas salas de aulas, dão aula de teatro e fazem jovens reconhecerem essa grande Arte.

Conheça alguns termos específicos do Teatro e o Juramento do Ator, informações contidas em nosso livro Cena em Sala, de Luciano de Paula.


Deixa: uma deixa é a marca de texto ou de ação física que um ator "deixa" para o outro para que ele entre com sua fala ou ação dramática dando continuidade à cena.

Caco: caco é a inserção de um "pedaço" de texto ou ação. Uma espécie de improviso por parte do ator seja no texto ou na cena. Esse improviso pode ser tanto para a substituição de algo já existente, para se corrigir um erro, ou mesmo um ato de criação do ator, inserindo algo novo não pertencente ao texto original.

Ato: Divisão externa da peça teatral. A subdivisão de uma peça. Da mesma maneira que um livro pode ser dividido em capítulos, uma peça pode ser dividida em atos.

JURAMENTO DO ATOR

Por sobre as máscaras, os gestos e as falas,
pelos caminhos da poesia e as horas do mistério e do drama,
pela magia, os mitos e o milagre do homem, EU JURO.

Por sobre todo o universo do palco,
onde o homem é o ator cheio de sonhos que recria a imagem
e a imaginação de Deus, EU JURO.

Pela luz que clareia a vida das pessoas,
iluminando o coro da humanidade
e o coração dos semelhantes, EU JURO.

Pelo sorriso da criança que só tem de prêmio
a lagrima que os senhores lhe oferecem, EU JURO,
que farei de minha fala, do meu rosto,
os caminhos da liberdade e do amor,
de onde o teatro sempre renasce para reinventar o homem!

Pela alma e pelo silêncio do povo, EU JURO,
transmitir ao homem a verdade da poesia.

Fonte: Cena em Sala – Volume único. Luciano de Paula. Editora HTC
Acesse: http://editorahtc.com.br/index.php/livros-didaticos/item/36-cena-em-sala-volume-unico
Slide Share do Volume 1: http://pt.slideshare.net/editorahtc/cena-em-sala

Nenhum comentário:

Postar um comentário