quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Autora de 11 anos lança novo livro durante a Bienal de São Paulo

Alice Vitória e Maurício de Sousa
(divulgação)
A Bienal Internacional do Livro de São Paulo vai de 22 a 31 de agosto e revela novos talentos da literatura brasileira. Um deles é a autora baiana Alice Vitória, de apenas 11 anos de idade, que já está lançando o seu terceiro livro de contos infantis. E o prefácio é do famoso cartunista Maurício de Sousa. Um belo exemplo de incentivo à leitura e à criatividade!

O primeiro livro infantil publicado pela escritora mirim que se tornou conhecida como “Orgulho do Brasil”, foi “O Monstro de Chocolate”, editado com tradução simultânea para quatro idiomas (português, inglês, francês e espanhol), em 2010, quando ela ainda tinha 08 aninhos. Publicação independente bancada por seus pais. A obra – que já foi exposta na Bienal de São Paulo em 2010, na Bienal Brasil do Livro em Brasília-DF, e na The London Book Fair, na Inglaterra -, aborda o desaparecimento de crianças no mundo. Recomenda que crianças nunca abram a porta de casa e nem recebam presentinhos de estranhos. É um alerta necessário, e que ganhou reforço com o tema da Campanha da Fraternidade da CNBB este ano.
Capa do primeiro livro escrito por Alice Vitória
O segundo livro “A Bruxinha Boazinha e Os Ratinhos de Circo”, quebra o paradigma de que ‘nem toda bruxa é má, nem toda fada é boazinha’. Igualmente editada em quatro idiomas, a Obra tem o prefácio do cartunista  Maurício de Sousa, e através de bruxas e fadas, aborda a superação do preconceito. O lançamento ocorrerá durante a Bienal Internacional do Livro  de São Paulo, próximo mês.
Já o terceiro título literário da autora mirim “Travessuras de Aurora, uma Labra-lata muito esperta!”, é um livro editado preliminarmente apenas em português, que avança mais para o gênero literatura juvenil, e discorre sobre a relação afetiva muito forte que a autora tinha com uma cadela chamada Aurora que pertencia a uma mistura de raça labrador com vira-lata, daí o termo criativo  “Labra-lata”.
Alice Vitória usa a personagem Vivi do seu primeiro livro “O Monstro de Chocolate”, para ‘viver’ deliciosas aventuras com a cadela Aurora, desde a alegria da sua chegada à família, até a sua, ainda incompreensível, morte, aos quatro anos de idade. As recordações dos momentos felizes vividos na companhia da sua estimadíssima companheira Aurora, sempre provocam fortes emoções e choro, mas foi exatamente este misto de sentimentos alegres e tristes, que inspirou a autora a escrever o livro em homenagem a Aurora, para que se tornasse o símbolo da solidariedade e afeto que sempre zelou por todos os animais. Por isto Alice Vitória doará parte do dinheiro da venda deste livro às instituições que cuidam de animais abandonados. E mais, reivindicará as autoridades brasileiras, a criação de hospitais e cemitérios  públicos para animais, em todas as cidades do Brasil. Seria este, “Um sonho possível?”.
 A escritora mirim que mora no interior da Bahia, com os pais e mais dois irmãos, estará em seu estande exclusivo, na Travessa Literária da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, durante todos os dias do Evento, e além da exposição dos seus três livros, e  lançamentos de dois novos títulos, também fará palestra “O Discurso de Alice, em defesa de uma infância feliz e solidariedade aos animais”.
Alice Vitória quer ir muito mais além do seu propósito de escrever livros para ajudar pessoas e animais, ela quer reunir crianças e jovens de todo mundo que tenham publicado livro igualmente por uma causa solidária. O evento intitulado “O Encontrinho” – Encontro Internacional de Escritores Infanto-Juvenis por Causas Solidárias”, com a temática: “Afinal, o que as crianças querem dizer?...”, deve acontecer no Estado da Bahia, em 20 de novembro deste ano. O local ainda será definido.

Fonte: Site oficial da Bienal do Livro de São Paulo
http://www.bienaldolivrosp.com.br/pt-br/Imprensa/Bienal-na-Midia/Releases/Autora-mirim-Alice-Vitoria-11-anos--lanca-novo-livro-durante-a-Bienal-de-Sao-Paulo-por-mais-uma-causa-solidaria/

Nenhum comentário:

Postar um comentário